terça-feira, 9 de maio de 2017

3 - Jorge Palma: "Encosta-te a mim"

Jorge Palma, um dos mais marcantes nomes da música portuguesa, é músico, cantor e compositor. Com formação na música clássica, cedo se dedicou à música pop/rock. Aprendeu a tocar guitarra como autodidata.
Em 2008, casou-se com Rita Tomé, a sua namorada de longa data, em Las Vegas, ao som da canção que hoje vos trago. "Encosta-te a mim": uma excelente voz, uma melodia que embala a alma, uma bela declaração de amor!

Exercício de discriminação auditiva
1. Enquanto ouve, sem ver a letra, assinale as 8 palavras (apenas 8!) que fazem parte da canção.


1. guerra___       2. serra___       3. terra___
4. contigo___       5. comigo___       6. partilhamos___       
7. amamos___     8. pomba___       9. bomba___       
10. olhar___       11. amar___       12. flor___



2. Depois de ouvir a canção, consulte a letra e avalie o seu desempenho:
8 respostas certas: Excelente
7 respostas certas: Muito Bom
6 respostas certas: Bom
5 respostas certas: Suficiente +
4 respostas certas: Suficiente
3 ou menos respostas certas: Tem de treinar mais!




Encosta-te a mim

Encosta-te a mim, nós já vivemos cem mil anos
encosta-te a mim, talvez eu esteja a exagerar
encosta-te a mim, dá cabo dos teus desenganos
não queiras ver quem eu não sou, deixa-me chegar.

Chegado da guerra, fiz tudo p´ra sobreviver
em nome da terra, no fundo p´ra te merecer
recebe-me bem, não desencantes os meus passos
faz de mim o teu herói, não quero adormecer.

Tudo o que eu vi, estou a partilhar contigo
o que não vivi, hei de inventar contigo
sei que não sei às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim.

Encosta-te a mim, desatinamos tantas vezes
vizinha de mim, deixa ser meu o teu quintal
recebe esta pomba que não está armadilhada
foi comprada, foi roubada, seja como for.

Eu venho do nada porque arrasei o que não quis
em nome da estrada, onde só quero ser feliz
enrosca-te a mim, vai desarmar a flor queimada
vai beijar o homem-bomba, quero adormecer.

Tudo o que eu vi estou a partilhar contigo
o que não vivi um dia hei de inventar contigo
sei que não sei às vezes entender o teu olhar
mas quero-te bem, encosta-te a mim.

Encosta-te a mim...
Quero-te bem
Encosta-te a mim.

Abraço.
ProfAntónio

Sem comentários:

Enviar um comentário